Sociedade

Temas sobre a sociedade

Name:
Location: quarteira, faro, Portugal

huumm...o q dizer?n sei bem definir-me...quem melhor do que os meus amigos para o dizer???vá pessoal, têm q comentar... =P

Monday, May 29, 2006

Juventude Inquieta...

Não pude deixar de partilhar convosco um artigo que li numa revista e cujas imagens, principalmente, me sensibilizaram...



"Na próxima 5ªfeira celebra-se o Dia Internacional da Criança.
Retrato dos miúdos que, do Paquistão ao Brasil, sobrevivem em ambientes hóstis.
Com um brilho de esperança nos olhos, às vezes até com um sorriso nos lábios. E
também daqueles que, afortunadamente, nunca passaram dificuldades...


A lama sobe pelas pernas magras de um menino que sobreviveu ao terramoto em Muzaffabad, Caxemira paquistanesa. Sentado, descansa depois de muita brincadeira naquela terra inundada pelas chuvas. Aguentou um Inverno rigoroso. Não está só. Há dois milhões de desalojados ao seu redor. Muitos têm a sua idade, outros são ainda mais novos.


Nas favelas do Rio, nos bairros das Filipinas ou nas ruas da Palestina, outros como ele conhecem tamanho sofrimento. Mas também há, em Portugal ou na China, quem desconheça que o Dia Internacional da Criança, já a 1 de Junho, não é vivido da mesma forma por todos."




Wednesday, May 24, 2006

Melancolia Gótica...


O senso-comum parece encarar os góticos como pessoas melancólicas, às vezes depressivas. Isso não é verdade para a depressão (não de forma vinculante), mas pode ser verdade se ajustarmos o conceito de melancolia para aquilo que os próprios góticos traduzem. Por melancolia gótica pode-se pensar num sentimento de paz tão interior que muitas vezes dispensa a exteriorização frenética de manifestações exteriores. O sentimento de reflexão ou simplesmente de contemplação traz a necessidade de uma quietude que é fundamental para a sedimentação daquilo que toca na nossa sensibilidade. Isso pode ser uma música de carácter nostálgico, a vivência interior de algumas memórias, a autocontemplação ou mesmo a catarse resultante a observação de um cenário sensibilizante. Algo como acordar, quando muito cedo, abrir as janelas e sentir aquele frio de certa forma regenerador mesmo que “aparentemente” desconfortável (pulsão de vida), e notar um céu cinzento do qual caem minúsculas gotas de sereno. Ou ainda saudade. Saudade de tempos que nunca se viveu, passados, ao lembrar ícones que nos transportam pelas viagens da mente aos imemoriais tempos antigos ou, porque não, futuros?

É difícil determinar se góticos são categoricamente mais deprimidos que outros.A sociedade popularmente vê depressão e tristeza como anormalidades que devem ser suprimidas ou curadas. A adolescência é uma época de depressão para muitos indivíduos; ainda, aqueles indivíduos podem sentir a pressão da família, amigos ou professores para ser "perfeito." Estas pessoas jovens podem sentir uma dor incrível, A depressão parece ser um sentimento que o gótico personifica.

É uma emoção que simboliza o gótico melhor. Punk representa rebelião; Industrial representa revolta; O gótico representa tristeza. As pessoas ingressam nestas subculturas a fim de sentir se elas possuem algo e são uma parte de algo. Elas tornam-se um clube exclusivo, Muitas vezes dentro das subculturas abraçam essas ideias e exageram. Esse exagero da beleza de tristeza na cultura gótica leva algumas pessoas a pensar - aqueles góticos são mais deprimidos que outros grupos. É possível que góticos sejam mais deprimidos que outras pessoas. É também possível que isto seja apenas uma impressão, afinal os góticos têm posturas marcantes. Sendo assim, gótico não significa necessariamente tristeza.Um gótico deprimido era provavelmente deprimido antes de se tornar um gótico. Gótico não significa ser necessariamente deprimido. Enquanto góticos são capazes de sentir tristeza ao extremo, eles são também capazes de experimentar grande alegria.A maioria deles podem manter equilíbrio em suas vidas.Aquela tristeza, como a felicidade, tem sua própria beleza majestosa e deve ser abraçada como uma emoção válida, não rebaixada como uma anormalidade.

Enfim, alguns sentimentos podem não ser exactamente a melhor descrição do que as pessoas chamariam de “bom”, no entanto eles são as coisas que mais dão aos góticos, a certeza de estar vivos. E isso acaba gerando uma ambivalência que é apreciada sobremaneira pelo gótico. Por isso, quando um gótico às vezes aparentar algo melancólico saiba que isso não quer dizer que ele está obrigatoriamente “triste”. Pode ser que ele esteja paradoxalmente feliz em seu estado interior.


Parques públicos são atractivos para as pessoas comuns, os cemitérios têm a mesma atracão para os góticos. Os cemitérios são uma das muitas opções – outras incluem parques, áreas de campo, jardins, estacionamentos, ruas ou praias desertas, etc.
Os Cemitérios são lugares quietos, ideais para introspecção e reflexão.
Coloca-os em contacto com sua própria mortalidade.
Se nós entendermos a fragilidade da vida, seremos mais capazes de apreciar isto.
Ficam longe da televisão, computadores, tensões do dia a dia, responsabilidades, superficialidades
e as coisas sem importância que invadem as nossas vidas.
Um cemitério promove um nível de introspecção e reflexão que muitos outros lugares não poderiam.
Os cemitérios são bonitos aos seus olhos, e de atmosfera misteriosa.
As esculturas, mausoléus, locais sombrios são elaborados, frequentemente ornamentados. Eles são como um museu gótico, um lugar favorito para obter retratos artísticos

Roupas pretas sempre são as mais frequentes; algumas vezes misturam-se com branco, vermelhas são também usadas, mas não tão comuns.
No dia a dia geralmente as cores escuras prevalecem. O estilo gótico tende a ter muitas vezes uma pitada de andrógino, onde alguns gostam de vestir peças de roupas femininas, como saias por cima das calças, desafiando barreiras sociais; para isso é preciso ter uma mente aberta.

Pele muito clara, pois a palidez é esteticamente agradável, como os vitorianos, dando um ar de nobreza. Bronzeados do sol? Nem pensar.
Cabelos pretos, realmente é o mais usual, vermelho, ou purpúreo são bastante comuns.
Maquilhagem preta e branca, batom preto, unhas pretas.
Olhos bem contornados e marcados de preto. Há também os que aderem às lentes de contacto com aparência especial.



''Retornam os dias tristes em mim, a depressão e a solidão sem fim... mas eu não estou mal eu estou normal... As coisas acontecem rápido demais na minha vida! E não ha mais sangue nas minhas veias, e não ha mais vida no meu corpo e não mais eu em mim! Mas eu não estou mal... eu estou normal!''

Monday, May 22, 2006

Os Anjos...


Os anjos são espíritos incorpóreos e imortais que possuem conhecimentos e poderes limitados.
As religiões baseadas na Bíblia --judaísmo, cristianismo e islamismo-- crêem que Deus os teria criado para adorá-lo. No entanto, nem todos os anjos agiram angelicalmente. Alguns, liderados por Satanás, se rebelaram contra uma vida de submissão e foram expulsos do céu. Esses anjos maus foram mandados para o inferno, e são conhecidos como demônios.

Nem todos os anjos nascem iguais. Do posto mais alto para o mais baixo a hierarquia celestial possui os Serafins, querubins e tronos; dominações, virtudes e potestades; principados, arcanjos e anjos. Os anjos têm funções distintas. Alguns não fazem nada além de adorar a seu Senhor. Outros são enviados para entregar recados a criaturas da terra. Alguns são enviados como protetores dos terrestres. Outros, ainda, são enviados para combater demônios, que são vistos como iniciadores das tentações malignas.

Embora os anjos sejam espíritos destituídos de uma natureza física, as pessoas que crêem neles não têm dificuldades para representá-los visualmente e descrevê-los. Os anjos, dizem seus defensores, são invisíveis mas podem assumir a forma de coisas visíveis. São geralmente ilustrados com asas, possuindo aparência de seres humanos adultos ou crianças. As asas são, sem dúvida, relacionadas a seu trabalho como mensageiros de Deus, que vive no céu. O antropomorfismo é compreensível. A representação visual fortalece a crença. Mas uma criatura incorpórea não pode ser representada. A ilustração como um ser de grandeza menor que a humana seria indigna de criaturas celestes.
No entanto, é difícil imaginar como uma criatura incorpórea poderia pensar e sentir. Falar de um espírito como uma criatura incorpórea parece ser como falar de um "círculo quadrado". Tentar imaginar o pensamento ou o sentimento ocorrendo independentemente de um corpo é como tentar imaginar a forma esférica de uma bola ocorrendo independentemente da bola.
Como os anjos são invisíveis mas ainda assim capazes de assumir formas visíveis, é compreensível que tenham ocorrido várias "visões". Literalmente qualquer coisa poderia ser uma anjo e qualquer experiência poderia ser associada a anjos. A existência deles não pode ser refutada. O lado negativo desse belo quadro é que também não se pode provar que eles existam.
Tudo o que poderia ser um anjo também poderia ser alguma outra coisa. Qualquer experiência que pudesse ser atribuída a um anjo também poderia ser atribuída a alguma outra coisa. A crença em anjos, visões de anjos e experiências com anjos é uma questão totalmente de fé.
Mesmo se existirem somente na imaginação, no entanto, os anjos podem ser muito úteis. Podem servir como supervisores do comportamento e protetores de crianças. Pais podem tentar controlar o comportamento de uma criança convencendo-a de que um anjo está sempre a vigiando. O anjo é sempre apresentado como um tipo de protector, mas a criança esperançosamente descobrirá que ele também está registrando todas as acções, boas ou más, mesmo as que são praticadas quando mae e pai não estão por perto. O anjo da guarda é um conceito reconfortante e versátil, e é a base de vários mitos. Boa parte do entretenimento em livros, filmes e programas de televisão é baseada no conceito do anjo da guarda, muitas vezes transformado num mestre sobre-humano dos poderes ocultos.

Os religiosos tradicionais não são os únicos que gostam de anjos. Os mistificadores da Nova Era criaram uma indústria com eles. Todos os dias são publicadas dezenas de livros associando anjos a todo tipo de coisa, desde orientações para a vida diária e conversação com os mortos a curas sobrenaturais. As vendas de figurinos de anjos e outros produtos são rápidas. Como disse uma dessas almas elevadas:
"Suavemente guiados por anjos, alimentamos e acariciamos a alma criativa que cura a si própria."

Tuesday, May 09, 2006

A praia...

Começou a época balnear...

Retiramos dos confins do armário os fatos de banho e as toalhas que já ansiavam respirar o ar marítimo, e rumámos para a confusão.

De facto, este país ganha outra cor e alegria com a chegada do Verão. Tornamo-nos mais desinibidos e despreocupados. Nota-se isso no modo com as pessoas se despem e exibem sem grande pudor os refegos acumulados no Inverno.

Nestes primeiros tempos de calor a praia torna-se um lugar muito peculiar onde uma massa de corpos pálidos se mistura numa festa de alaridos, cheiros e olhares.

O povo parece eufórico e não tem pejo em exibir a sua excitação. Principalmente as crianças que ficam num delírio absoluto. Os pequenotes não param de correr, acompanhando o balançar das pequenas ondas entre o mar e a areia. Parecem autênticos pêndulos: para cima e para baixo, para cima e para baixo… Até ficamos tontos só por assistir à correria.

É nestas alturas que eu adoro o meu país. Não há dúvida, o sol é a nossa alma!

Monday, May 08, 2006

A estrela q caíu do céu...

Haviam milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas e azuis.
Um dia, as estrelas procuraram DEUS e disseram-lhe:
- Senhor DEUS gostaríamos de viver na terra entre os homens.
E DEUS respondeu-lhes:
- Assim será feito. Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e, podem descer para a Terra.

Conta-se que, naquela noite, houve uma linda chuva de estrelas. Algumas aninharam-se nas torres das igrejas, outras foram brincar nos campos; outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.
Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltaram para o céu.
- Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria, egoísmo e violência, muita maldade, muita injustiça...
E o Senhor disse:
- Claro: o vosso lugar é aqui no Céu. A TERRA é um lugar transitório. Daquilo que passa, daquele que cai, daquele que erra, daquele que morre, nada é perfeito, onde nada é eterno.
Depois de chegarem todas as estrelas, DEUS disse:
- Mas falta uma estrela. Perdeu-se no caminho?
As estrelas responderam:
- Não Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que o seu lugar é exactamente onde existe a imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem, onde há luta e dor.
E DEUS voltou a perguntar:
- Mas que estrela é esta?
- É a esperança, Senhor. A estrela VERDE. A única estrela dessa cor.
E então, quando olharam para a Terra, a estrela não estava só. A Terra estava novamente iluminada porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que o homem tem e DEUS não tem é a ESPERANÇA.

DEUS já conhece o futuro, e a ESPERANÇA é própria da pessoa humana, própria daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe como será seu futuro...

RECEBAM NESTE MOMENTO, ESTA ESTRELA NOS VOSSOS CORAÇÕES – A ESPERANÇA – A ESTRELA VERDE, NÃO DEIXEM QUE ELA FUJA NEM SE APAGUE. TENHAM A CERTEZA QUE ELA ILUMINARÁ OS VOSSOS CAMINHOS. SEJAM UM POUCO MELHORES HOJE DO QUE FORAM ONTEM E AMANHÃ UM POUCO MELHORES QUE HOJE…

ESTA É A CHAVE DO SUCESSO.