Sociedade

Temas sobre a sociedade

Name:
Location: quarteira, faro, Portugal

huumm...o q dizer?n sei bem definir-me...quem melhor do que os meus amigos para o dizer???vá pessoal, têm q comentar... =P

Thursday, February 23, 2006

O Passarinho...

Um passarinho ia para o sul, mas enganou-se e foi para o norte!
Com o frio, congelou e caiu, mas depois passou uma vaquinha e fez cócó em cima do dito passarinho... com o calor, o passarinho descongelou e manteve-se imóvelm pois apesar de vivo nao saia dali...
Até que uma linda raposa o viu e tirou o passarinho do cócó, limpou-o e

comeu-o!

Moral da história:
Nem todos os que nos cagam em cima nos querem fazer mal, e nem todos os que nos tiram da merda nos querem bem!!!

Tuesday, February 14, 2006

Dia de S.Valentim... verdadeiro AMOR ou verdadeiro CONSUMISMO?!

Nestes últimos dias fala-se tanto deste dia, mas aposto que metade ou grande parte das pessoas nem sabe bem o seu significado... limitam-se a atribuir-lhe um significado bem mais consumista!

É claro que isto me entristece, porque não é necessario ser dia de S.Valentim para eu oferecer uma coisa a alguém de quem gosto muito, mas a sociedade em que vivemos está assim... infelizmente!

Ora então vejamos o verdadeiro significado!

As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações possíveis, umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.

A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270.

Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens!

Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo.Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.

A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo.

No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».

Sunday, February 12, 2006

O Amor...

O amor é o sentimento mais universal que existe. Juntamente com a capacidade de pensar, é provavelmente, a principal caracteristica que identifica o género humano.

Para alguns, é o amor que faz com que o mundo gire, a razão da existência, o único pelo qual vale a pena morrer.

Escritores, artistas e cantores fizeram do amor protagonistas das suas obras...

Amores clássicos foram os de París e Helena (por cuja beleza se fez durante 10 anos a guerra de Troya, contada por Homero); o de Marco Antonio e Cleopatra (cuja paixão parou o Império Romano), ou o de Romeo e Julieta, os célebres personagens da tragédia de Shakespeare.
Outros autores, compreenderam que o amor é o único que prevalece ante a trivialidade da vida.Contaram-no quando o tiveram, e choraram-no quando o perderam.

O cupido continua sendo hoje em dia um personagem actual. O filho de Vénus continua lançando as suas flechas de amor.Romeo e Julieta continuarão encarnando-se em qualquer lugar do mundo, em qualquer condição, sem importar a idade ou a cor. Porque a necessidade de amar é mais forte que qualquer obstáculo.

O amor é a alma da criação e a sensação mais maravilhosa que pode apoderar-se de nossos sentidos; é poder e também é magia. Mil e uma tentativas não puderam descrevê-lo com justiça, apesar de ser reconhecido como o sentimento mais nobre que o ser humano pode possuir.Vive-se por amor, morre-se por amor e até se mata por amor.

Se não o tens, procura-o. Se o possuis conserva-o, porque as alegrias do amor a nada são comparadas.
Feliz aquele que está apaixonado, porque o amor fá-lo invulnerável, a ele pertence o néctar do amor, néctar divino da boca de Afrodite!!! =) @

Saturday, February 11, 2006

Pais impedidos de amar os filhos...

Há homens que sao impedidos de amar os seus próprios filhos.

A lei não obriga a isso, nem sequer o sugere, mas os juízes teimam em afastá-los dos filhos sempre que têm de decidir sobre poder paternal. Perdem a guarda para as mães, quase sempre por simples discriminação. Com isso, desaparecem-lhes também a auto-estima, a coragem e a fé.

Longe dos filhos, muitos são os que acabam empurrados para o limiar da loucura, consumidos pela saudade e por um amor que não podem concretizar.

O número de pais que procura ajuda psiquiátrica por causa da perda do poder paternal aumenta de ano para ano, como se regista no Hospital Júlio de Matos. “Os homens estão mais desinibidos para falar deste tipo de problemas e hoje já não têm qualquer prurido em procurar a ajuda dos médicos”, explica José Pacheco, psiquiatra daquele hospital. Os casos permanecem no natural sigilo profissional.

São cenários de angústia, que quase sempre só têm um remédio: antidepressivos.

HOMENS DISCRIMINADOS
Em 2005 contabilizaram-se 23 400 divórcios em Portugal, mais 500 do que em 2004. Calcula-se que cerca de 200 mil crianças vivam em lares separados, das quais 120 mil só vêem o pai quatro dias por mês. Setenta mil raramente o vêem.

“A discriminação em relação aos pais é um problema da cultura europeia. Os juízes acabam por decidir pelas mães baseados em estereótipos.”

É triste porque quem mas sofre com estas situações são as crianças, que tanto necessitam do apoio do pai como do da mãe! =,(

Thursday, February 09, 2006

Belmiro de Azevedo

Dados os desenvolvimentos, quase brutais, dos últimos dias, na economia, torna-se necessário falar do homem que está por detrás deles. Esse homem é Belmiro de Azevedo, um empresário nortenho que nasceu numa pequena aldeia, filho de um carpinteiro, portanto, filho de pais pobres, que estudou e se formou em Eng. Química.
Teve, talvez, alguma sorte mas, além dessa sorte e oportunidades, teve também a força empreendedora, a inteligência e a capacidade de se tornar num grande empresário.
É, também, o homem mais rico do país e um dos mais ricos do mundo. O grupo que lidera é, em Portugal, líder em vários segmentos de mercado. Este homem possui o carisma, a personalidade e as faculdades intelectuais de um vencedor.
Vive os seus sonhos e desta vez sonhou ser dono do Grupo Portugal Telecom, sobre o qual lançou uma OPA no valor de 13 mil milhões de euros.

A realizar-se este será o maior negócio jamais feito em Portugal. A par disto temos de ter em linha de conta que a PT é a maior empresa de Portugal e a SONAE é a sexta maior, só por isto este homem já é merecedor de mérito. Não nos podemos, também, esquecer de que Portugal atravessa um mau momento financeiro, o que implica um risco acrescido a um tão grande negócio. O governo pede estímulos à economia e ao investimento e a resposta surge de um homem que não gosta de ter o dinheiro a ganhar bolor no banco, de um homem que vive para investir e ganhar.

Esperava-se uma resposta a este apelo do governo por parte dos jovens mas ela surge de um homem já com alguma idade. Recomendo a leitura do livro acerca da sua biografia. Podia alongar-me muito mais acerca deste homem e da lição de vida que nos deu, dá e, com certeza, dará mas, a brevidade a que os posts obrigam não me permitem uma tão grande alongação.
Nas vésperas do início da guerra colonial (em Angola) Belmiro de Azevedo começou a trabalhar na empresa Efanor, uma empresa de têxteis no Porto, de Manuel Pinto de Azevedo (que também era dono do jornal "Primeiro de Janeiro").
Em 1965, transferiu-se para a SONAE (Sociedade Nacional de Aglomerados e Estratificados), que na altura pertencia a Afonso Pinto de Magalhães.
Em 1985, tornou-se accionista maioritário do grupo SONAE, de que foi director de investigação e desenvolvimento (1965-1967), director-geral e administrador delegado (1967-1984), presidente da comissão executiva (1985-1988) e presidente da direcção (desde 1989).
A SONAE cresceu gradualmente, dominando diversas áreas de negócio: dos hipermercados às telecomunicações, passando pelos aglomerados de madeira, de que é líder de mercado.
Os últimos anos foram marcados pela expansão internacional do grupo, nomeadamente pelos negócios realizados no Brasil, assegurando a presença em dezenas de países.

Wednesday, February 08, 2006

MULHERES GIRAFA


Entre a lenta e silenciosa deformação do corpo e a fidelidade a um padrão de beleza, as "Karen" exibem o seu longo pescoço. Estas mulheres refugiadas na Tailândia, são um dos postais turísticos mais requisitados daquele país asiático!

A comunidade Karen, com as suas mulheres de "pescoço de girafa", é a principal atracção turística.

Quando a menina atinge os cinco anos, a mãe coloca-lhe argolas de bronze em volta do pescoço. À medida que cresce, mais argolas são colocadas. Na idade adulta, parecem ter o pescoço extremamente comprido.

Exames de raios X mostram que, na realidade, é o seu ombro que é pressionado para baixo!

Tuesday, February 07, 2006

História da lagartixa...

Certo dia, uma lagartixa ia na rua, quando um carro passou por cima do rabo dela... e ela parou a olhar o rabo cortado a mexer-se...

Entretanto, outro carro passou por cima da cabeça da lagartixa e ela morreu!!!

Moral da história:

Às vezes por causa de um rabo perdemos a cabeça!

Wednesday, February 01, 2006

Suspeitas de uma cura para o cancro!!!

Ao que parece, suspeita-se que ja exista uma nova cura para o cancro!

Uma equipa de investigadores franceses identificou um novo tipo de células imunitárias em ratinhos que ataca directamente os tecidos cancerosos.

Este novo tipo de células imunitárias têm a particularidade de serem activadas pela combinação de dois medicamentos, o Glivec - utilizado contra certos tipos de leucemia e de cancro do tubo digestivo – e a Interleukina-2 – utilizado no tratamento do cancro do rim.


Os investigadores acreditam que este fenómeno se pode aplicar ao ser humano. Assim, esta descoberta abre novas possibilidades para o combate ao cancro.