Sociedade

Temas sobre a sociedade

Name:
Location: quarteira, faro, Portugal

huumm...o q dizer?n sei bem definir-me...quem melhor do que os meus amigos para o dizer???vá pessoal, têm q comentar... =P

Wednesday, May 24, 2006

Melancolia Gótica...


O senso-comum parece encarar os góticos como pessoas melancólicas, às vezes depressivas. Isso não é verdade para a depressão (não de forma vinculante), mas pode ser verdade se ajustarmos o conceito de melancolia para aquilo que os próprios góticos traduzem. Por melancolia gótica pode-se pensar num sentimento de paz tão interior que muitas vezes dispensa a exteriorização frenética de manifestações exteriores. O sentimento de reflexão ou simplesmente de contemplação traz a necessidade de uma quietude que é fundamental para a sedimentação daquilo que toca na nossa sensibilidade. Isso pode ser uma música de carácter nostálgico, a vivência interior de algumas memórias, a autocontemplação ou mesmo a catarse resultante a observação de um cenário sensibilizante. Algo como acordar, quando muito cedo, abrir as janelas e sentir aquele frio de certa forma regenerador mesmo que “aparentemente” desconfortável (pulsão de vida), e notar um céu cinzento do qual caem minúsculas gotas de sereno. Ou ainda saudade. Saudade de tempos que nunca se viveu, passados, ao lembrar ícones que nos transportam pelas viagens da mente aos imemoriais tempos antigos ou, porque não, futuros?

É difícil determinar se góticos são categoricamente mais deprimidos que outros.A sociedade popularmente vê depressão e tristeza como anormalidades que devem ser suprimidas ou curadas. A adolescência é uma época de depressão para muitos indivíduos; ainda, aqueles indivíduos podem sentir a pressão da família, amigos ou professores para ser "perfeito." Estas pessoas jovens podem sentir uma dor incrível, A depressão parece ser um sentimento que o gótico personifica.

É uma emoção que simboliza o gótico melhor. Punk representa rebelião; Industrial representa revolta; O gótico representa tristeza. As pessoas ingressam nestas subculturas a fim de sentir se elas possuem algo e são uma parte de algo. Elas tornam-se um clube exclusivo, Muitas vezes dentro das subculturas abraçam essas ideias e exageram. Esse exagero da beleza de tristeza na cultura gótica leva algumas pessoas a pensar - aqueles góticos são mais deprimidos que outros grupos. É possível que góticos sejam mais deprimidos que outras pessoas. É também possível que isto seja apenas uma impressão, afinal os góticos têm posturas marcantes. Sendo assim, gótico não significa necessariamente tristeza.Um gótico deprimido era provavelmente deprimido antes de se tornar um gótico. Gótico não significa ser necessariamente deprimido. Enquanto góticos são capazes de sentir tristeza ao extremo, eles são também capazes de experimentar grande alegria.A maioria deles podem manter equilíbrio em suas vidas.Aquela tristeza, como a felicidade, tem sua própria beleza majestosa e deve ser abraçada como uma emoção válida, não rebaixada como uma anormalidade.

Enfim, alguns sentimentos podem não ser exactamente a melhor descrição do que as pessoas chamariam de “bom”, no entanto eles são as coisas que mais dão aos góticos, a certeza de estar vivos. E isso acaba gerando uma ambivalência que é apreciada sobremaneira pelo gótico. Por isso, quando um gótico às vezes aparentar algo melancólico saiba que isso não quer dizer que ele está obrigatoriamente “triste”. Pode ser que ele esteja paradoxalmente feliz em seu estado interior.


Parques públicos são atractivos para as pessoas comuns, os cemitérios têm a mesma atracão para os góticos. Os cemitérios são uma das muitas opções – outras incluem parques, áreas de campo, jardins, estacionamentos, ruas ou praias desertas, etc.
Os Cemitérios são lugares quietos, ideais para introspecção e reflexão.
Coloca-os em contacto com sua própria mortalidade.
Se nós entendermos a fragilidade da vida, seremos mais capazes de apreciar isto.
Ficam longe da televisão, computadores, tensões do dia a dia, responsabilidades, superficialidades
e as coisas sem importância que invadem as nossas vidas.
Um cemitério promove um nível de introspecção e reflexão que muitos outros lugares não poderiam.
Os cemitérios são bonitos aos seus olhos, e de atmosfera misteriosa.
As esculturas, mausoléus, locais sombrios são elaborados, frequentemente ornamentados. Eles são como um museu gótico, um lugar favorito para obter retratos artísticos

Roupas pretas sempre são as mais frequentes; algumas vezes misturam-se com branco, vermelhas são também usadas, mas não tão comuns.
No dia a dia geralmente as cores escuras prevalecem. O estilo gótico tende a ter muitas vezes uma pitada de andrógino, onde alguns gostam de vestir peças de roupas femininas, como saias por cima das calças, desafiando barreiras sociais; para isso é preciso ter uma mente aberta.

Pele muito clara, pois a palidez é esteticamente agradável, como os vitorianos, dando um ar de nobreza. Bronzeados do sol? Nem pensar.
Cabelos pretos, realmente é o mais usual, vermelho, ou purpúreo são bastante comuns.
Maquilhagem preta e branca, batom preto, unhas pretas.
Olhos bem contornados e marcados de preto. Há também os que aderem às lentes de contacto com aparência especial.



''Retornam os dias tristes em mim, a depressão e a solidão sem fim... mas eu não estou mal eu estou normal... As coisas acontecem rápido demais na minha vida! E não ha mais sangue nas minhas veias, e não ha mais vida no meu corpo e não mais eu em mim! Mas eu não estou mal... eu estou normal!''

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

lol diana, andas com uns gostos estranhos :)

9:12 PM  
Blogger Anya Emmanuelle said...

O gótico surgiu nos nossos gloriosos anos 80, e o vermelho efectivamente não era nem é comum na cultura, pelo menos, até onde conheço. Sim, é o renascer da catacumba do vitoriano, sem duvida! Mas não cometam o erro de catalogar tudo o que se veste de preto, de gótico, ser gótico não se resume a um modo de vestir, mas a um modo de vida, ser e estar.

8:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

a maior parte são um bando de atrasados que querem dar nas vistas e não percebem um cu do que é ser gótico, vestem-se de preto e são góticos, depois temos uma outra parte que são os pseudo-góticos que acham que vivem como um gótico, no entanto, já são menos atrasados que os 1ºs e por fim temos os góticos, pararam no tempo... pensam que vivemos na era das gárgolas e dos demónios e vampiros e afins, temos pena. Sejam anormais normalmente, por favor, deixem-se de palhaçadas!

Depois de lerem isto vão-me chatear e dizer que podem fazer e ser como querem e no fim de resmungarem tudo eu digo -> que atrasados!

8:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

ca estupidez...

4:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

o que é que é uma estupidez pá? :)

10:44 PM  

Post a Comment

<< Home